Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasil está entre os melhores para viajar em 2011

A Lonely Planet, uma das principais publicações de turismo do mundo, elegeu o Brasil como o 2º melhor destino para viajar em 2011. O guia ressaltou o novo momento que o País vive ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com uma enxurrada de novos projetos, investimentos em infraestrutura e hotelaria. A lista de destinos indicados pela Lonely Planet é liderada pela Albânia.

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) espera receber de 500 mil a 600 mil turistas no Brasil durante a Copa de 2014 e 380 mil durante os Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Acredita-se que 25% dos turistas que virão para a Copa visitem outros destinos turísticos no País. Também é meta da Embratur aumentar em 204% a entrada de divisas geradas por turistas estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 (17,6 milhões de dólares) e em 113% o turismo internacional no mesmo período (11,1 milhões de turistas).

Fonte: Ascom/MTur

Governo de Mato Grosso entrega vídeo internacional e planejamento do turismo 2011-2014

Mato Grosso terá mais duas ferramentas para o desenvolvimento de ações na área do turismo. Nesta sexta-feira (17.12), a secretária de Desenvolvimento do Turismo do Estado, Vanice Marques faz a entrega do vídeo internacional do turismo Descubra MT e o Planejamento Oportunidades Turismo 2011-2014. Ambos são destinados, respectivamente, a promoção e divulgação e ao desenvolvimento de ações levando em conta os planos no setor em âmbito federal e estadual e as diretrizes do próximo quadriênio.

O lançamento do vídeo e do planejamento será na sede do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 7h30, com um café da manhã onde estarão presentes gestores públicos, representantes do trade turístico e imprensa.

De acordo com a secretária de Turismo, o Planejamento 2011-2014 traz diretrizes para o setor, com base em documentos produzidos pelo Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) Embratur para a política nacional do turismo. O planejamento está enfocado em três eixos principais: diagnóstico do setor, macro-estratégias e programas e estratégicos e projetos prioritários onde são elencados aspectos como o levantamento do setor, demanda por infraestrutura, desenvolvimento e oferta de produtos de produtos, e principalmente, a articulação do setor em torno das ações e do fortalecimento do turismo mato-grossense.

O vídeo de promoção internacional foi produzido com recursos da Embratur e Ministério do Turismo. A produção em seis idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês - traz as belezas naturais e pontos turísticos dos quatro polos de Mato Grosso – Araguaia, Cerrado, Pantanal e Amazônia. O vídeo tem menu interativo e banco de imagens, além de trilha sonora com canções mato-grossenses.

FONTE: Raquel Teixeira-Sedtur/MT

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novos empreendimentos hoteleiros firmam Cuiabá como polo de turismo de negócios

Cuiabá ganha mais um empreendimento hoteleiro de bandeira internacional inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, 17 de novembro. O Holiday Inn Express, da rede IHG (InterContinental Hotels Group) é um investimento de um grupo de empresários mato-grossenses que encontrou um nicho, o turismo de negócios, e de olho no franco crescimento que este setor aponta na capital mato-grossense.
O hotel funciona em sistema de soft opening, possui 128 apartamentos, sendo seis suítes e é propriedade da empresa Diamante Azul Hotelaria que investiu em torno de 14 milhões de reais no empreendimento, o primeiro da bandeira internacional no Centro-Oeste. O Holiday Inn Cuiabá conta ainda com um fitness center, loja de conveniência, centro de convenções com capacidade para 500 pessoas e 12 salas para eventos.
O crescimento da atividade hoteleira reflete, além da atração de investimentos que se consolidam com a chegada da próxima Copa de 2014, o segmento em que Cuiabá está se tornando polo e referência no Centro-Oeste, o turismo de negócios e eventos, com uma capital que se tornou porta de entrada para a captação, promoção e perspectivas de novos investimentos.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, destaca a iniciativa de empresários do Estado que enxergam um mercado em franca expansão e apostam no turismo. “Os empreendedores estão com foco em um mercado que possui necessidades tanto do momento vigente quanto nos atrativos que o Mato Grosso tem. Cuiabá tem atraído inúmeras empresas, eventos e todo um segmento a ser alimentado. Temos a nossa Copa, que é um dos nossos chamarizes, porém, não podemos esperar que nossa organização se resuma apenas a este evento. Mato Grosso é o Estado que mais cresce no País e esse é um fator preponderante quando queremos chamar atenção para que mais e mais investimentos cheguem aqui”, frisou Vanice.
Marcílio Ramos, um dos proprietários do novo hotel, afirma que o empreendimento foi construído para atender empresários e por isso eles optaram por se credenciar a uma rede que proporcionasse qualidade nos serviços além da garantia de vendas.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-MT), Luiz Verdun, afirma que a chegada de novos empreendimentos hoteleiros estimulam a criatividade das empresas locais.
Além do grupo IHG, Cuiabá tem outras bandeiras nacionais em atividade como o Brazil Hospitality Group proprietária do Hotel Golden Tulip Pantanal, (antigo Hotel Odara). Segundo um levantamento da ABIH-MT, a capital mato-grossense deve receber investimentos de 100 milhões na rede de hotelaria para atender a demanda dos próximos anos, em torno de 14 hotéis.
O projeto do Holiday Inn Cuiabá foi concebido pelo escritório NBC Arquitetos e segundo o arquiteto Nelson Nastas, o objetivo foi criar um produto compatível com as necessidades da demanda da capital e arredores. O projeto oferece conforto, acessibilidade, se destaca na paisagem urbana, além disso utilizando elementos que remetem à flora e cultura locais. O Holiday Inn Cuiabá está localizado na Avenida Miguel Sutil, no bairro Jardim Leblon, e fica a aproximadamente 20 minutos do Aeroporto Marechal Rondon.

A IHG é a maior rede hoteleira do mundo em número de apartamentos e tem entre seus empreendimentos os hotéis Holiday Inn, Holiday Inn Express, Crowne Plaza, Hotel Indigo, InterContinental Hotéis e Resorts.

FONTE: Raquel Teixeira/Sedtur-MT

Mato Grosso busca em Gramado experiências para turismo em Chapada dos Guimarães


Gramado, RS - Mato Grosso encerrou no último final de semana a participação neste ano nas feiras nacionais de turismo. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo promoveu a divulgação das potencialidades turísticas mato-grossenses no 22º Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.
O evento reuniu instituições e empresas que atuam no turismo nacional e internacional. De acordo com os organizadores, o Festival teve um crescimento de 14,5% em espaço físico, 12% em número de visitantes. Por seus corredores, circularam mais de 13 mil profissionais do trade. Participaram do evento mais de 30 países, entre eles Venezuela, Itália, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Peru, Guatemala, Peru, Costa Rica e Estados Unidos e a maioria dos estados brasileiros.
Durante a feira, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, se reuniu com empresários e dirigentes do trade nacional para organizar visitas técnicas ao estado. Com o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, a secretária discutiu parcerias para fortalecimento do turismo em Chapada dos Guimarães. Recentemente, Bertolucci esteve em Chapada onde realizou uma palestra sobre como a cidade de Gramado organizou e fortaleceu as atividades turísticas e tornou o município um polo de atração na Serra Gaúcha.
“Gramado tem hoje um know-how para ofertar a vários municípios que se dispõem a trabalhar para fortalecer a atividade turística e fazer dela um forte componente econômico. Por isso estamos trabalhando para trazer esse conhecimento e aplicá-lo em Chapada dos Guimarães para crescer e fortalecer o turismo como importante atividade econômica. O Festival de Turismo de Gramado demonstra esse profissionalismo ao reunir centenas de representações do trade para divulgar e promover seus produtos”, destacou a secretária de Turismo de Mato Grosso.

FONTE: Raquel Teixeira/Sedtur-MT

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Programa Aventura Segura é lançado em MT

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo em parceria com o Sebrae Mato Grosso e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura lançam nesta terça-feira (23.11), em Cuiabá, o Programa Aventura Segura. O lançamento será no Centro de Eventos do Pantanal, às 14 horas.

O programa Aventura Segura é desenvolvido pela Abeta em todo o Brasil por meio de convênio com o Ministério do Turismo para que o segmento de aventura se consolide no País como atividade segura para turistas brasileiros e estrangeiros. O programa trabalha a qualificação e a estruturação dos empreendimentos com foco no desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e segurança.

Entre os objetivos do programa estão o fortalecimento e articulação de organizações representativas do segmento do turismo de aventura; planejamento estratégico para o desenvolvimento do segmento, desenvolvimento de conteúdo para treinamento profissional de condutores e empresas que ofertam atividades de turismo de aventura e disseminação de conhecimento técnico relacionado à gestão empresarial e operação responsável e segura do segmento de turismo de aventura, entre outros.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, a inserção do programa Aventura Segura no Estado trará mais credibilidade aos operadores que trabalham com esses segmentos, bem como aos turistas que procuram pelos serviços. “Mato Grosso tem um forte apelo pelo ecoturismo, segmento que tem uma procura muito grande em nosso Estado. E trabalhar esse programa aqui com as empresas que operam nessa área nos trará mais fortalecimento e qualidade”, disse a secretária.
Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Sedtur-MT

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ritmos dos Tambores leva som de 'quilombos contemporâneos de Mato Grosso' a igreja São Benedito

Dando continuidade ao MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro o soar do sino da Igreja de São Benedito, já no pôr do sol, representará a percussão vinda das mãos dos escravos negros que construíram a igreja; e as escadarias serão tomadas por pessoas de várias partes do Estado. É o Terceiro Ritmo dos Tambores que promoverá o grande encontro das culturas populares de Mato Grosso. O espetáculo produzido pelo Instituto Mandala este ano conta com a participação de grupos de percussão que surgiram a partir das oficinas realizadas pelo próprio instituto e terá o tema: “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”. Participam ainda o grupo de Dança Gravidade Zero, M.U.V. Cia de Dança, Vera Capilé, os vira latas, Breno 16, D.J. Spinha e o Rapper Gocu de Nova Mutum.

Logo após a apresentação do espetáculo, subirá aos palcos o Bloco de Carnaval Eletrossamba de Cuiabá, Passos Miudinhos de Várzea Grande, os vira latas, o Batuque Nauá que todos anos se apresenta no Ritmo dos Tambores ao lado do Mandala. Este ano o evento começa com uma missa às 19 horas em seguida acontece o espetáculo e as participações especiais. O Largo da igreja São Benedito será palco de uma grande celebração ao Dia da Consciência Negra reunindo grupos de municípios vizinhos com os mais variados expoentes da cultura popular mato-grossense. Será também a data de estreia do grupo de Percussão Mandala, que reúne a equipe de produção do Mandala no palco. O grupo é composto por Anselmo Parabá, Elaine Santos, Mayk, Umberto, Thaisa Soares, Emyli, Marcelo Ataide, Shimba e Roberto Viana.

Mais informações pelo site http://www.sec.mt.gov.br/
FONTE: NAINETERENA
Assessoria do Evento


Festival de Turismo de Gramado reúne trade sul-americano

As atrações turísticas e os destinos de Mato Grosso serão apresentados nesta semana em mais um dos grandes eventos nacionais que são vitrine do setor, o 22º Festival de Turismo de Gramado. O evento tem início na quinta-feira (18.11) e segue até o sábado, 20 de novembro, no Centro de Feiras Serra Park, na cidade gaúcha.

Considerado uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival de Gramado reúne significativa amostra do produto turístico mundial. Vitrine para 2.600 marcas, entre empresas e instituições, o festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. As atividades do Festival do Turismo de Gramado compreendem feira de negócios, congresso, workshops e eventos sociais.

Na programação estão palestrantes nacionais como o diretor da Organização Mundial de Turismo, Márcia Favilla e Guilherme Paulus, da CVC nacional que vão falar no painel “Um novo olhar sobre a indústria turística em uma economia globalizada”. A presidente da rede hoteleira Blue Tree, Chieko Aoki e o presidente da ABAV-RS Francisco Weinmann vão falar sobre “Gestão de serviços e liberdade criativa”. Sobre gestão de marketing e vendas no turismo vão fazer uma palestra o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot e a consultora do Instituto Marca Brasil, Márcia Godinho.

O Festival de Turismo de Gramado ainda terá seminários e workshops e noites culturais com apresentações de estados do Brasil. Gramado, uma das cidades da Serra Gaúcha é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil, dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica.
Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Sedtur-MT

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Campanha Natal das Crianças é lançada e já arrecada duas toneladas de alimentos

O natal de centenas de pessoas em Mato Grosso não é mais o mesmo desde 2003, quando o Governo do Estado começou a realizar uma campanha de arrecadação de alimentos. Para tanto, a campanha Natal das Crianças 2010 foi lançada nesta terça-feira (09.11) com mais de dois milhões e duzentos mil quilos de alimentos já arrecadados. O lançamento oficial contou com a presença do governador Silval Barbosa e da primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Roseli Barbosa. A solenidade aconteceu no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

A cerimônia, que reuniu ainda autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, foi marcada pela emoção desde o começo da abertura com o Hino Nacional entoado pelos alunos do Projeto Ciranda ‘Música e Cidadania’.

Durante a abertura da campanha, a secretária da Setecs, Roseli Barbosa, ressaltou que para o sucesso da campanha Natal das Crianças é preciso a participação de todos. “Precisamos de cada um de vocês nessa corrente do bem. Juntos vamos levar dignidade, alimento, amor e carinho ao próximo”, afirmou Roseli. Vale destacar que o objetivo da campanha é de levar alimento a mais de 150 mil famílias carentes dos 141 municípios, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

O governador Silval Barbosa enfatizou que a campanha tem como finalidade suprir neste Natal as necessidades básicas de milhares de famílias carentes. “Visamos um fim de ano melhor para muitas famílias e por isso, pedimos pela colaboração e solidariedade de todos. Assim, ser solidário é ajudar milhares de famílias para que elas tenham um Natal feliz e digno”, disse.

Os postos de arrecadação da campanha estão localizados na Rede de Supermercados Modelo, Comper, Big Lar e outros cadastrados como parceiros. Podem ser doados alimentos como arroz, feijão, macarrão, açúcar e óleo.

Fonte: THAIZA FABILL
Redação/Secom-MT

Empresária de MT é uma das vencedoras do Prêmio Cláudia 2010

A atuação reconhecida que a empresária Vitória da Riva Carvalho exerce frente ao ecoturismo e à preservação ambiental em Mato Grosso levou a mineira radicada no estado a receber o Prêmio Cláudia 2010, na última sexta-feira, 5 de novembro, em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista. O prêmio  coordenado pela revista Cláudia, da editora Abril,premia desde 1996 o trabalho, a luta, a garra de mulheres em vários setores da sociedade por todo o Brasil.

Vitória Riva desenvolve desde 1990 um trabalho com o turismo ecológico na cidade mato-grossense de Alta Floresta, na região Norte do estado. Lá, ela mantém o hotel Cristalino Jungle Lodge, um paraíso em meio a Floresta Amazônica e nesse refúgio desenvolve ações ambientais com projetos de preservação, educação e pesquisa, por meio da Fundação Cristalino, criada por ela há mais de dez anos.

O hotel administrado por essa empresária foi o primeiro da Amazônia a ter sua área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural. Às margens do rio Cristalino, o hotel recebe anualmente centenas de turistas estrangeiros e brasileiros encantados com a diversidade da floresta - o número de animais, pássaros e a riqueza da floresta. "Começou com um sonho: manter a floresta em pé, proteger a flora e a fauna da região e, ao mesmo tempo, ter um negócio próprio”, afirma Vitória Riva ao falar do hotel que trabalha com ações sustentáveis e de conscientização com os turistas.

A Fundação Ecológica Cristalino criada por essa mulher apaixonada pelo ecoturismo oferece aulas ambientais dentro da reserva a crianças e jovens de escolas públicas e nos trabalhos de pesquisa já foram identificadas na região 1.370 espécies de plantas. A RRPN faz divisa com o Parque Estadual do Cristalino dentro do qual estão localizadas aproximadamente 50% das aves da Floresta Amazônica.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, enfatiza que o trabalho desempenhado pela empresária colocou Mato Grosso em destaque no segmento de ecoturismo. “A preocupação e a forma com que ela desenvolve esse trabalho magnífico atraem a cada ano mais turistas interessados em conhecer e compartilhar desse espaço da biodiversidade com muito respeito. Vitória Riva é uma mulher de fibra, coragem e que merece todo o carinho e consideração”, disse a secretária.

São cinco categorias do prêmio: Negócios, Cultura, Ciências, Trabalho e Políticas Públicas. Vitória Riva recategoricebeu a premiação na categria Negócios e as escolhas das vencdoras foi anunciada apenas no momento da entrega do Prêmio Cláudia 2010.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Fundação Cristalino acesse o site:
www.cristalinolodge.com.br

Com informações do site da Revista Cláudia

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cavalgada do Cavalo Pantaneiro reunirá várias gerações em Poconé

Pantaneiros se reúnem na véspera do próximo feriado do mês de novembro em um dos mais tradicionais eventos da região de Poconé, a 10ª Cavalgada do Cavalo Pantaneiro. Entre os dias 13 e 14 de novembro, o evento vai reunir na cidade pantaneira crianças, jovens e adultos em dois dias de muita caminhada no lombo de um cavalo em uma oportunidade para apreciar a natureza e as belezas da região.

A previsão dos organizadores é que a cavalgada tenha entre 800 e mil participantes. As inscrições são limitadas e a taxa é de 120,00. O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pantaneiro com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, da Prefeitura de Poconé e empresas privadas.
A cavalgada terá início no sábado, dia 13, pela manhã, saindo a partir das sete horas da fazenda Capão Bonito, no quilômetro 18 da Rodovia de Porto Cercado. A parada para o almoço será na fazenda Santo Antônio da Fartura, na mesma rodovia e o pernoite na Pousada Portal Paraíso, na Transpantaneira. No dia seguinte, a comitiva de cavaleiros segue a caminhada a partir das 8 horas e ao meio-dia faz a parada para o almoço na Estância Pinheiro, no KM 8, da rodovia Transpantaneira, onde será encerramento da 10ª Cavalgada.
Segundo um dos organizadores do evento, Leandro Pio, a cavalgada é uma das melhores oportunidades para apreciar as belezas da região pantaneira, pois o percurso é feito em alagados, regiões secas e de Cerrado.
O evento também ajuda a divulgar a raça que se tornou símbolo da região, o cavalo pantaneiro, animal que se destaca pela rusticidade e força.
Mais informações sobre a 10ª Cavalgada pelo telefone (65) 3345-1436.

Representantes do Fórum Estadual de Turismo se reúnem no último encontro de 2010

Representantes do Fórum Estadual de Turismo se reúnem na segunda-feira, 8 de novembro, para o último encontro do ano, a partir das 14h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Entre as pautas da 62ª reunião do Fórum estão a apresentação do balanço do programa de qualificação em idiomas Olá Turista!, do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho; e a avaliação da atuação do Fórum pelo Ministério.

A reunião será aberta pela secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques e presidida pela professora Nazareth Campos, representante do Instituto Federal de Educação de Cuiabá. A cada reunião, um integrante titular do Fórum preside o encontro. A secretária de Turismo também fará um balanço da participação de Mato Grosso na 38ª Feira das Américas -ABAV 2010, do termo de cooperação assinado com o Governo do Acre para que o pantanal passe a compor a Rota Turística Amazônia-Andes-Pacífico e dos eventos que o Estado participará ainda neste ano.

A participação do trade e demais membros do Fórum é importante para que se debata e compartilhe informações sobre o turismo de Mato Grosso. Lembrando que nesta reunião será escolhido também o presidente da 63º edição em 2011. O Fórum do Turismo do Estado de Mato Grosso tem caráter permanente, propositivo, consultivo e mobilizador de integração das instituições que compõem a cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso, envolvendo entidades governamentais e organizações ligadas direta e indiretamente ao setor.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Expectativa de gestores é que o turismo cresça até 12% no próximo ano

Trinta milhões de brasileiros passaram a compor a classe média brasileira nos últimos anos, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. É um número bastante atrativo quando se leva em conta que esses brasileiros melhoraram sua renda, o poder de compra e com isso são atraentes para o mercado turístico, pois podem consumir mais em viagens, fazer parte das inúmeras famílias que a cada ano viajam em busca de lazer e diversão. Esse crescimento da classe média brasileira foi um dos pontos ressaltados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto Filho e pelo presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens, Carlos Amorim Ferreira, na abertura do 38º Congresso da ABAV, nesta quarta-feira (20.10), no Rio de Janeiro.

O dirigente da Abav nacional ressalta que é necessário que as agências comecem, desde já, a preparar produtos voltados especialmente para esse público. “O futuro é agora. A viagem precisa ser uma experiência inesquecível e deve ter um preço justo. Depois de arrumar suas casas, comprar novos eletrodomésticos e trocar o carro, esses novos consumidores desejam e podem viajar”, completou.

O ministro Luiz Barretto reforçou que é importante o mercado incorporar a nova classe C, oferecendo qualidade nos serviços. “O grande desafio do nosso setor é entender os hábitos desses consumidores. E os agentes têm papel fundamental nessa questão". Barretto destacou ainda que essa ampliação que chega com a melhoria no poder de compra de mais brasileiros vai impactar também o mercado do turismo, o que pode fazer com que o setor possa registrar crescimento entre 10% e 12% no próximo ano, superando a expansão de 7% a 8 % prevista para o Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro do Turismo disse ainda que o Governo Federal está atento e tem investido na infraestrutura do país e na qualificação dos serviços. Um dos programas para a capacitação dos profissionais do setor é Bem Receber Copa, que vai beneficiar 300 mil profissionais do setor.

A abertura da Abav 2010 teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do prefeito da cidade, Eduardo Paes; secretários de Turismo dos estados brasileiros, representantes do trade turístico e do ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caminhadas na Natureza será neste final de semana em São José do Rio Claro

O município de São José do Rio Claro realiza neste final de semana mais uma edição da Caminhadas na Natureza, evento coordenado pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento do Turismo junto com a prefeitura municipal. A cidade que sedia o festival do Matrinxã está à espera de turistas e moradores para mais uma atividade de lazer e diversão, no domingo, dia 10 de outubro.

O secretario de Esporte do município, Laércio Balbino conta que a importância da parceria com a Sedtur é muito especial, devido à necessidade da divulgação da potencialidade turística do local. A caminhada começa às 8h da manhã e a organização disponibilizou um ônibus para levar os participantes até o local da trilha.

Batizada de ‘Trilha do Matrinxã’, os organizadores pensaram em mostrar duas faces da realidade da natureza local. Durante o trajeto os participantes vão se deparar um local onde ocorreu degradação ambiental e logo encontrarão outra área de preservação. E isso organização quer frisar, a importância da preservação da natureza local para desenvolvimento do turismo.

Outra surpresa para os participantes é que em meio à trilha, eles irão participar de uma gravação do programa Ao Som da Viola, da televisão local, que destaca o clima sertanejo do Nortão. Mais informações pelos telefones (66) 3386-2592 ou 3386-1222.

TEXTO: Yuri Ramires (Ascom-Sedtur/MT)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ARTIGO: Turismo, biodiversidade e a força econômica de Mato Grosso

Mato Grosso conquistou força econômica ao longo dos últimos anos graças ao empenho e organização de gestores públicos e a iniciativa privada empenhados em fazer com que nosso Estado ganhe destaque crescente no Brasil e no mundo tanto como uma terra de oportunidades como um lugar onde se faz trabalha corretamente com respeito ao ser humano e a natureza. Esse crescimento que vivemos pode ser explicitado quando observamos o número de turistas que desembarcam a cada ano em nosso Estado atraído pelas imensas belezas naturais e a rica biodiversidade de nossos quatro pólos turísticos: Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia.

Todas as políticas públicas desencadeadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo nos últimos anos têm como foco o fortalecimento da gestão turística aliando a preservação ambiental com manutenção da história, da cultura e do ambiente. É dessa forma que podemos buscar uma gestão no turismo baseada no respeito a quem atua e faz por este importante setor procurando sempre aliar desenvolvimento com sustentabilidade, palavras que devem estar em consonância com qualquer que seja o planejamento voltado para este segmento que queremos ter como uma das principais forças econômicas de Mato Grosso.

É com essa força que o Governo do Estado vem atuando para fazer do turismo um dos pilares econômicos de Mato Grosso que comemoramos hoje o Dia Mundial do Turismo, que neste ano tem como tema “Turismo e Diversidade Biológica”. O tema proposto pela Organização Mundial do Turismo vem ao encontro do que Mato Grosso tem em abundância: as riquezas da fauna e da flora que tanto encantam turistas de todo o mundo. Turismo e biodiversidade andam juntos, o setor depende de uma natureza preservada e em equilíbrio para que ele sobreviva e vice-versa. Não podemos mais pensar em um turismo sem respeito ambiental, sem preservação. O ecoturismo é hoje um dos segmentos que mais crescem no mundo e no Brasil justamente porque está conseguindo desenvolver as atividades turísticas voltadas a um público que não quer ser apenas aquele que chega, explora e vai embora, mas o turista que aprecia, respeita e sobretudo, ajuda a preservar de forma a garantir essa biodiversidade para outras pessoas que ali chegarão.

Mato Grosso tem ainda muito a conquistar e realizar no turismo, contudo demos um passo fundamental para fazer com que o nosso ecoturismo e os demais segmentos que aqui tem lugar. Essa conquista mais recente sem dúvida alguma é o Estado ter sido escolhido como uma das sedes para a Copa do Mundo de Futebol 2014 gerando com isso investimentos para ampliar e melhorar a infraestrutura social e de lazer, proporcionando oportunidades que levem aos cidadãos qualificação e informação, procurando ampliar horizontes e fortalecer a cidadania. A Copa 2014 traz um legado de oportunidades e investimentos sem precedentes, com avanços primordiais para inúmeros setores que terão melhor estrutura convergindo tudo isso para fortalecer Mato Grosso como um principais destinos turísticos mundiais.

Diante de todo esse cenário favorável temos sim o que comemorar no Dia Mundial do Turismo, pois não é apenas em estrutura física que ganhamos, mas na auto-estima de todos nós mato-grossenses de alma e de coração. Ganhamos mais força para mostrar nosso dinamismo, nossa identidade, nossa alegria e coragem como aqueles desbravadores que aqui chegaram no século 18 e descobriram este Estado, ou aqueles que chegaram no século 20 e fortaleceram o que aqui já existia. Ganhamos força para mostrar que nossas belezas naturais estão aqui para serem apreciadas e preservadas e que estamos aqui de braços abertos para bem receber quem escolhe esta terra seja para morar, seja para fazer negócios, para pescar, para se aventurar pelo Pantanal, pela Amazônia, no Cerrado e no Araguaia conhecendo e respeitando cada um de nossos destinos turísticos e descobrindo este Estado, que é o mais caloroso do Brasil.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Abeta Summit prevê crescimento para o mercado de turismo de aventura

A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil também abre perspectivas de crescimento para o setor de turismo de aventura. A expectativa foi apresentada na abertura do Abeta Summit, o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que ocorreu hoje (20/9), no Hotel Holiday Inn, em São Paulo. A meta é que o país siga com números positivos do setor e se torne referência mundial no estilo de vida ao ar livre. Por isso, o tema central do evento, que segue até quarta-feira, é Comunicação, Comercialização e Competitividade.
“Temos a convicção de que a pessoa que vem para o Brasil para um evento esportivo também é um potencial turista ativo, aquele que gosta de atividades de aventura e de contato com a natureza”, apontou Jean-Claude Razel, presidente da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) durante a coletiva de imprensa.
Na abertura, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, apontou alguns desafios que devem ser superados para os próximos anos para que o país possa realizar bem a Copa e os Jogos. “Nossa meta é ousada, como a formação de 300 mil trabalhadores em todas as áreas do turismo”, detalhou. “O turismo de aventura é um dos mais promissores e para que o segmento possa crescer, preservar a natureza é garantir bons negócios”, disse.
Nesse sentido, a parceria entre a ABETA e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) deve ficar ainda mais forte para fomentar o turismo de aventura também no mercado internacional com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. “Institucionalizamos a parceria e tornamos isso permanente”, comentou Marcelo Pedroso, diretor de produtos e destinos da Embratur. “Atuaremos em conjunto para promover os destinos de aventura no exterior que tende a crescer e muito”, complementou. O termo foi assinado momentos antes da abertura oficial do evento.
O Abeta Summit focado nos empresários do setor nasceu em 2004, dentro da Adventure Sports Fair. Hoje, os dois eventos são seqüenciais e ocorrem na mesma semana. “A sinergia de um evento focado no mercado profissional e outro depois com o consumidor final garante uma projeção grande para o mercado de aventura. Esta semana estamos assistindo a grande Semana da Aventura em São Paulo”, finalizou Jean-Claude Razel, presidente da ABETA. “É inspirador reunir em um evento, pensamentos e idéias para manter o crescimento do setor”, resumiu Shannon Stowell, presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA).
Uma prova de que o Brasil se prepara para receber uma demanda cada vez maior de turistas nos destinos de aventura é o processo inédito de certificação pelo qual passam empresas do segmento. Durante a cerimônia de abertura, 32 empresas que implementaram e certificaram seus Sistemas de Gestão da Segurança foram homenageadas e a previsão é que outras 89 empresas no Brasil passem pelo processo de avaliação.

Gastos de turistas estrangeiros no Brasil somam US$ 489 milhões em agosto

Os turistas estrangeiros deixaram US$ 489 milhões no Brasil em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (21) pelo Banco Central (BC). O resultado é 7,3% superior ao mesmo mês do ano passado, quando US$ 456 milhões entraram no país. O acumulado de janeiro a agosto deste ano soma US$ 3,867 bilhões em receitas, superando em 11,54% os oito meses do ano passado – melhor resultado para o período em toda a série histórica do BC, iniciada em 1947.

Comparando o acumulado de janeiro a agosto de 2010 com o mesmo período de 2003 – quando a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passou a cuidar exclusivamente da promoção turística do país no exterior –, o crescimento na entrada de divisas atinge 150,6%.

O cálculo do Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Belezas de Chapada dos Guimarães no quadro Tô de Folga, do Jornal Hoje

       A beleza natural e as opções turísticas de Chapada dos Guimarães foram o destaque do quadro “Tô de Folga”, exibido no Jornal Hoje, da TV Globo, sempre as sextas-feiras. A reportagem é da afiliada da Globo em Mato Grosso, a TV Centro América. Com texto de Eunice Ramos e imagens de Marcos Alves, a matéria traz dicas de hospedagem, alimentação e mostra os principais roteiros turísticos do município.

       Entre os destaques estão o “Caminho das Águas”, circuito de cachoeiras como a Véu de Noiva, considerada um dos cartões postais do município. Outros pontos turísticos são a caverna Aroe Jari, com 1.400 metros de extensão, o Parque Nacional de Chapada e a Cidade de Pedras.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Crescimento de embarques e desembarques demonstra urgência de ampliação de aeroporto

           Embarque e desembarque de passageiros em aeroportos é um dos termômetros para avaliar a movimentação de turistas em um destino turístico. Em Mato Grosso, esse registro de movimentação tem demonstrado crescimento contínuo nos últimos sete anos. O movimento no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, registrou entre janeiro e julho deste ano um crescimento de 29,37% em comparação com o mesmo período de 2009. Esse percentual significa que neste ano, até o momento, foram registrados 1.169.236 milhão de embarques e desembarques, enquanto que no ano passado foram 903.724 registros. A movimentação no maior aeroporto de Mato Grosso atesta para a urgente ampliação das estruturas do local, tanto para embarque quanto desembarques de passageiros e melhor comodidade de quem transita pelo local diariamente.

        A procura de Mato Grosso como destino de turismo de pesca e de ecoturismo, especialmente, é maior justamente nessa época em que cresce o movimento de passageiros. A capital mato-grossense, como principal destino indutor de turismo, sedia também inúmeros eventos nacionais como congressos, feiras e exposições. Um exemplo está no último evento nacional promovido no mês de agosto em Cuiabá, a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que teve mais de 2.500 congressistas e movimentou a Capital nos segmentos de hotelaria, bares e restaurantes e entretenimento, além de fomentar ainda mais a procura por destinos como o Pantanal e Chapada dos Guimarães.

         Cuiabá tornou-se não apenas um dos destinos indutores do Estado, como um polo de turismo de negócios. E com a realização da Copa de 2014, a ampliação do aeroporto Marechal Rondon torna-se peça fundamental e obrigatória para que se tenha estruturas adequadas ao fluxo de passageiros que irá chegar à Capital no período preparatório, durante e pós-evento da copa.

OPINIÃO: Turismo - desenvolvimento local e agregação de valor e renda em comunidades de Mato Grosso

Mato Grosso vivencia seu fortalecimento econômico passando de produtor de matérias-primas agrícolas para um estado moderno e arrojado com verticalização de sua economia e inserida nesse cenário, a atividade turística ganha mais força quando visualizamos inúmeras alternativas para fazer crescer um setor que em Mato Grosso encontra um dos maiores potenciais do Brasil: o turismo de base comunitária e com ele, várias possibilidades de segmentação, como o turismo rural.

O turismo de base comunitária se estabelece quando comunidades locais tomam a iniciativa de desenvolver e ofertar produtos como artesanato, alimentação, hospedagem, atividades culturais, entre outros, em destinos turísticos. Dessa forma, o turismo de base comunitária se traduz em um modelo alternativo de desenvolvimento na medida em que pode ser organizado pelos princípios da economia solidária, associativismo, cooperativismo e valorização da cultura local.

Contextualizando essas atividades em nosso estado tão rico em potencialidades turísticas, com atividades da agricultura familiar e núcleos artesanais organizados em vários municípios, analisamos que para muitas comunidades o caminho do fortalecimento e geração de renda tem como forte opção o turismo de base comunitária, uma vez que essa atividade propicia às famílias ou núcleos produtores a oportunidade de assumirem o papel de atores principais na oferta de produtos e serviços turísticos.

Esta é uma alternativa de organização para alguns roteiros ou regiões de compatibilizar a oferta de produtos e serviços turísticos, com a promoção de melhorias na qualidade de vida das comunidades locais. Mesmo entendendo que o segmento ainda é pouco conhecido, tem se apresentado como fértil campo de estudo e como demandante de uma ação mais efetiva por parte do poder público. Nessa realidade iniciamos na Secretaria de Desenvolvimento do Turismo junto a comunidades em diferentes municípios o planejamento de ações para estimular o turismo de base comunitária a partir de iniciativas como o fortalecimento de núcleos envolvendo atividades que vão da agricultura familiar passando pela cultura e o artesanato. Entre as comunidades com forte potencial para desenvolvimento do trabalho de turismo de base comunitária temos Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Poconé, Cuiabá e também os municípios da Rota das Águas – Curvelândia, Lambari d’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu e Rio Branco. Na Rota das Águas, por exemplo, está sendo desenvolvido em cooperação com setor privado e poder público um modelo de roteiro turístico que contempla vários segmentos que vão do ecoturismo ao turismo rural e turismo de base comunitária estimulando essas localidades a mostrar o seu potencial dentro de uma perspectiva que possa melhorar a renda das famílias envolvidas, agregar valor à produção, integrar os indivíduos e gerar bem estar social.

Aos poucos, a população dessas cidades começa a assimilar a importância de estruturar melhor seus estabelecimentos, buscar mais informações sobre sua história e cultura, com elementos que reforcem a identidade de cada local, de cada comunidade. Sabemos que o turismo ainda não é a principal atividade nesses locais citados anteriormente, contudo, o setor somente terá o efeito e gerar os benefícios desejados com organização e continuidade das ações. Todas as cidades têm potencial, cada uma com sua peculiaridade, e o turismo oferece a alternativa de desenvolvimento ordenado e a inserção dessas comunidades na divulgação e promoção da essência e identidade do povo mato-grossense – caloroso e lutador por natureza.

* Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, especialista em Gerência de Cidades e Auditoria