Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Abeta Summit prevê crescimento para o mercado de turismo de aventura

A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil também abre perspectivas de crescimento para o setor de turismo de aventura. A expectativa foi apresentada na abertura do Abeta Summit, o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que ocorreu hoje (20/9), no Hotel Holiday Inn, em São Paulo. A meta é que o país siga com números positivos do setor e se torne referência mundial no estilo de vida ao ar livre. Por isso, o tema central do evento, que segue até quarta-feira, é Comunicação, Comercialização e Competitividade.
“Temos a convicção de que a pessoa que vem para o Brasil para um evento esportivo também é um potencial turista ativo, aquele que gosta de atividades de aventura e de contato com a natureza”, apontou Jean-Claude Razel, presidente da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) durante a coletiva de imprensa.
Na abertura, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, apontou alguns desafios que devem ser superados para os próximos anos para que o país possa realizar bem a Copa e os Jogos. “Nossa meta é ousada, como a formação de 300 mil trabalhadores em todas as áreas do turismo”, detalhou. “O turismo de aventura é um dos mais promissores e para que o segmento possa crescer, preservar a natureza é garantir bons negócios”, disse.
Nesse sentido, a parceria entre a ABETA e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) deve ficar ainda mais forte para fomentar o turismo de aventura também no mercado internacional com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. “Institucionalizamos a parceria e tornamos isso permanente”, comentou Marcelo Pedroso, diretor de produtos e destinos da Embratur. “Atuaremos em conjunto para promover os destinos de aventura no exterior que tende a crescer e muito”, complementou. O termo foi assinado momentos antes da abertura oficial do evento.
O Abeta Summit focado nos empresários do setor nasceu em 2004, dentro da Adventure Sports Fair. Hoje, os dois eventos são seqüenciais e ocorrem na mesma semana. “A sinergia de um evento focado no mercado profissional e outro depois com o consumidor final garante uma projeção grande para o mercado de aventura. Esta semana estamos assistindo a grande Semana da Aventura em São Paulo”, finalizou Jean-Claude Razel, presidente da ABETA. “É inspirador reunir em um evento, pensamentos e idéias para manter o crescimento do setor”, resumiu Shannon Stowell, presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA).
Uma prova de que o Brasil se prepara para receber uma demanda cada vez maior de turistas nos destinos de aventura é o processo inédito de certificação pelo qual passam empresas do segmento. Durante a cerimônia de abertura, 32 empresas que implementaram e certificaram seus Sistemas de Gestão da Segurança foram homenageadas e a previsão é que outras 89 empresas no Brasil passem pelo processo de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário