Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ritmos dos Tambores leva som de 'quilombos contemporâneos de Mato Grosso' a igreja São Benedito

Dando continuidade ao MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro o soar do sino da Igreja de São Benedito, já no pôr do sol, representará a percussão vinda das mãos dos escravos negros que construíram a igreja; e as escadarias serão tomadas por pessoas de várias partes do Estado. É o Terceiro Ritmo dos Tambores que promoverá o grande encontro das culturas populares de Mato Grosso. O espetáculo produzido pelo Instituto Mandala este ano conta com a participação de grupos de percussão que surgiram a partir das oficinas realizadas pelo próprio instituto e terá o tema: “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”. Participam ainda o grupo de Dança Gravidade Zero, M.U.V. Cia de Dança, Vera Capilé, os vira latas, Breno 16, D.J. Spinha e o Rapper Gocu de Nova Mutum.

Logo após a apresentação do espetáculo, subirá aos palcos o Bloco de Carnaval Eletrossamba de Cuiabá, Passos Miudinhos de Várzea Grande, os vira latas, o Batuque Nauá que todos anos se apresenta no Ritmo dos Tambores ao lado do Mandala. Este ano o evento começa com uma missa às 19 horas em seguida acontece o espetáculo e as participações especiais. O Largo da igreja São Benedito será palco de uma grande celebração ao Dia da Consciência Negra reunindo grupos de municípios vizinhos com os mais variados expoentes da cultura popular mato-grossense. Será também a data de estreia do grupo de Percussão Mandala, que reúne a equipe de produção do Mandala no palco. O grupo é composto por Anselmo Parabá, Elaine Santos, Mayk, Umberto, Thaisa Soares, Emyli, Marcelo Ataide, Shimba e Roberto Viana.

Mais informações pelo site http://www.sec.mt.gov.br/
FONTE: NAINETERENA
Assessoria do Evento


Festival de Turismo de Gramado reúne trade sul-americano

As atrações turísticas e os destinos de Mato Grosso serão apresentados nesta semana em mais um dos grandes eventos nacionais que são vitrine do setor, o 22º Festival de Turismo de Gramado. O evento tem início na quinta-feira (18.11) e segue até o sábado, 20 de novembro, no Centro de Feiras Serra Park, na cidade gaúcha.

Considerado uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival de Gramado reúne significativa amostra do produto turístico mundial. Vitrine para 2.600 marcas, entre empresas e instituições, o festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. As atividades do Festival do Turismo de Gramado compreendem feira de negócios, congresso, workshops e eventos sociais.

Na programação estão palestrantes nacionais como o diretor da Organização Mundial de Turismo, Márcia Favilla e Guilherme Paulus, da CVC nacional que vão falar no painel “Um novo olhar sobre a indústria turística em uma economia globalizada”. A presidente da rede hoteleira Blue Tree, Chieko Aoki e o presidente da ABAV-RS Francisco Weinmann vão falar sobre “Gestão de serviços e liberdade criativa”. Sobre gestão de marketing e vendas no turismo vão fazer uma palestra o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot e a consultora do Instituto Marca Brasil, Márcia Godinho.

O Festival de Turismo de Gramado ainda terá seminários e workshops e noites culturais com apresentações de estados do Brasil. Gramado, uma das cidades da Serra Gaúcha é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil, dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica.
Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Sedtur-MT