Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novos empreendimentos hoteleiros firmam Cuiabá como polo de turismo de negócios

Cuiabá ganha mais um empreendimento hoteleiro de bandeira internacional inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, 17 de novembro. O Holiday Inn Express, da rede IHG (InterContinental Hotels Group) é um investimento de um grupo de empresários mato-grossenses que encontrou um nicho, o turismo de negócios, e de olho no franco crescimento que este setor aponta na capital mato-grossense.
O hotel funciona em sistema de soft opening, possui 128 apartamentos, sendo seis suítes e é propriedade da empresa Diamante Azul Hotelaria que investiu em torno de 14 milhões de reais no empreendimento, o primeiro da bandeira internacional no Centro-Oeste. O Holiday Inn Cuiabá conta ainda com um fitness center, loja de conveniência, centro de convenções com capacidade para 500 pessoas e 12 salas para eventos.
O crescimento da atividade hoteleira reflete, além da atração de investimentos que se consolidam com a chegada da próxima Copa de 2014, o segmento em que Cuiabá está se tornando polo e referência no Centro-Oeste, o turismo de negócios e eventos, com uma capital que se tornou porta de entrada para a captação, promoção e perspectivas de novos investimentos.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, destaca a iniciativa de empresários do Estado que enxergam um mercado em franca expansão e apostam no turismo. “Os empreendedores estão com foco em um mercado que possui necessidades tanto do momento vigente quanto nos atrativos que o Mato Grosso tem. Cuiabá tem atraído inúmeras empresas, eventos e todo um segmento a ser alimentado. Temos a nossa Copa, que é um dos nossos chamarizes, porém, não podemos esperar que nossa organização se resuma apenas a este evento. Mato Grosso é o Estado que mais cresce no País e esse é um fator preponderante quando queremos chamar atenção para que mais e mais investimentos cheguem aqui”, frisou Vanice.
Marcílio Ramos, um dos proprietários do novo hotel, afirma que o empreendimento foi construído para atender empresários e por isso eles optaram por se credenciar a uma rede que proporcionasse qualidade nos serviços além da garantia de vendas.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-MT), Luiz Verdun, afirma que a chegada de novos empreendimentos hoteleiros estimulam a criatividade das empresas locais.
Além do grupo IHG, Cuiabá tem outras bandeiras nacionais em atividade como o Brazil Hospitality Group proprietária do Hotel Golden Tulip Pantanal, (antigo Hotel Odara). Segundo um levantamento da ABIH-MT, a capital mato-grossense deve receber investimentos de 100 milhões na rede de hotelaria para atender a demanda dos próximos anos, em torno de 14 hotéis.
O projeto do Holiday Inn Cuiabá foi concebido pelo escritório NBC Arquitetos e segundo o arquiteto Nelson Nastas, o objetivo foi criar um produto compatível com as necessidades da demanda da capital e arredores. O projeto oferece conforto, acessibilidade, se destaca na paisagem urbana, além disso utilizando elementos que remetem à flora e cultura locais. O Holiday Inn Cuiabá está localizado na Avenida Miguel Sutil, no bairro Jardim Leblon, e fica a aproximadamente 20 minutos do Aeroporto Marechal Rondon.

A IHG é a maior rede hoteleira do mundo em número de apartamentos e tem entre seus empreendimentos os hotéis Holiday Inn, Holiday Inn Express, Crowne Plaza, Hotel Indigo, InterContinental Hotéis e Resorts.

FONTE: Raquel Teixeira/Sedtur-MT

Mato Grosso busca em Gramado experiências para turismo em Chapada dos Guimarães


Gramado, RS - Mato Grosso encerrou no último final de semana a participação neste ano nas feiras nacionais de turismo. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo promoveu a divulgação das potencialidades turísticas mato-grossenses no 22º Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.
O evento reuniu instituições e empresas que atuam no turismo nacional e internacional. De acordo com os organizadores, o Festival teve um crescimento de 14,5% em espaço físico, 12% em número de visitantes. Por seus corredores, circularam mais de 13 mil profissionais do trade. Participaram do evento mais de 30 países, entre eles Venezuela, Itália, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Peru, Guatemala, Peru, Costa Rica e Estados Unidos e a maioria dos estados brasileiros.
Durante a feira, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, se reuniu com empresários e dirigentes do trade nacional para organizar visitas técnicas ao estado. Com o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, a secretária discutiu parcerias para fortalecimento do turismo em Chapada dos Guimarães. Recentemente, Bertolucci esteve em Chapada onde realizou uma palestra sobre como a cidade de Gramado organizou e fortaleceu as atividades turísticas e tornou o município um polo de atração na Serra Gaúcha.
“Gramado tem hoje um know-how para ofertar a vários municípios que se dispõem a trabalhar para fortalecer a atividade turística e fazer dela um forte componente econômico. Por isso estamos trabalhando para trazer esse conhecimento e aplicá-lo em Chapada dos Guimarães para crescer e fortalecer o turismo como importante atividade econômica. O Festival de Turismo de Gramado demonstra esse profissionalismo ao reunir centenas de representações do trade para divulgar e promover seus produtos”, destacou a secretária de Turismo de Mato Grosso.

FONTE: Raquel Teixeira/Sedtur-MT