Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Novos cadastros de empresas e profissionais no Cadastur crescem 60% em 2010

O cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, Cadastur, teve um aumento de 60,48% em Mato Grosso no ano passado em comparação com o ano de 2009. Em 2010 foram feitos 658 novos cadastros de empresas e profissionais da área do turismo, enquanto que em 2009 foram 410.

De acordo com a Lei Geral do Turismo, 11.771/2008, regulamentada em dezembro último, o cadastro no Ministério do Turismo é obrigatório para os meios de hospedagem, organizadoras de eventos, agências de turismo, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Opcionalmente, o cadastro pode ser feito também por bacharéis em turismo, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos.
Além de obrigação legal, o cadastro traz benefícios para o prestador de serviços turísticos, pois demonstra a legalidade do empreendimento ou do profissional e pode ser trabalhado como estratégia de visibilidade, promoção e respeitabilidade no mercado turístico. Com o cadastro atualizado no MTur, a empresa tem acesso ainda a outros benefícios como divulgação e promoção gratuitas em ações desenvolvidas pelo órgão federal, participação em feiras e eventos segmentados e acesso a linhas de incentivo e programas promocionais do Estado e da União.

A coordenadora de Serviços Turísticos da Sedtur-MT, Jackeline Hessmann, afirma que para estimular o cadastramento no sistema do Ministério do Turismo, a equipe da secretaria realiza visitas in loco nos municípios levando às empresas e profissionais a importância de se cadastrar.
Apesar de não ter a obrigação de cadastrar-se no MTur, o setor de restaurantes, cafeterias e bares liderou os novos cadastros do Cadastur neste ano. O ministério atribui esse crescimento ao fato das novas linhas de financiamento para o setor exigirem o cadastro no MTur.
CADASTUR
Podem se cadastrar gratuitamente prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Agências de viagens, Meios de Hospedagem, transportadoras turísticas, Organizadoras de eventos, Parques Temáticos, Guias de Turismo e bacharéis em turismo. O cadastro pode ser feito durante a ação no município ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, em Cuiabá. O Cadastur divulga quem são os prestadores de serviços turísticos habilitados a trabalhar nos mais diversos destinos turísticos brasileiros e a consulta do mercado turístico brasileiro pode ser feita pelo site www.cadastur.turismo.gov.br 
Informações sobre o Cadastur podem ser obtidas pelos telefones da SEDTUR (65) 3613-9331 ou 3613-9334 ou ainda pelo e-mail mtur@sedtur.mt.gov.br   

Aeroporto Marechal Rondon deve bater marca de 2 milhões de passageiros em 2010

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, deve bater nesse ano a marca dos 2 milhões de passageiros. Até o mês de novembro, a movimentação no aeroporto foi de 1.928.334 milhão de embarques e desembarques, números que superam em 15,35% o registrado em todo o ano passado, que teve 1.671.704 passageiros chegando ou saindo de Mato Grosso.
O acumulado desse ano em comparação com o mesmo período de 2009 também obteve um crescimento bastante superior, de 28,56%, mais que o dobro da média nacional, de 13%, registrada na série história que começou em 1993, conforme dados do Ministério do Turismo.
Os números acima demonstram que em Mato Grosso esse movimento tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos, o que mais uma vez confirma a procura do Estado como um dos principais destinos de turismo de pesca e de ecoturismo. Cuiabá, como principal destino indutor de turismo em Mato Grosso, recebe também inúmeros eventos nacionais como congressos, feiras e exposições movimentando na Capital os segmentos de hotelaria, bares e restaurantes e entretenimento, além de fomentar a procura por destinos como o Pantanal e Chapada dos Guimarães. E com a realização da Copa de 2014, a ampliação do aeroporto Marechal Rondon torna-se peça fundamental e obrigatória para que se tenham estruturas adequadas ao fluxo de passageiros que irá chegar à Capital no período preparatório, durante e pós-evento da copa.
Em todo o País, o Ministério do Turismo estima que os desembarques nacionais, ou seja, turistas se movimentando pelos destinos brasileiros, devem bater a marca de 66 milhões de passageiros.

Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Ascom-Sedtur/MT

Nova secretária de Turismo de MT diz que setor será mais fortalecido nos próximos 4 anos

Teté Bezerra  assumiu no dia 1º de janeiro a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso enfatizando  que a área deverá receber mais atenção nos próximos quatro anos. Em função dos grandes eventos que o Brasil receberá em 2014 e 2016, o turismo terá aporte de recursos para fazer frente à infraestrutura necessária de acesso, qualificação e capacitação para recepção ao turista, além do legado que será deixado aos estados que vão abrigar jogos do mundial de futebol e das Olimpíadas.
" O turismo ganhou visibilidade maior nos últimos oito anos com a criação de um ministério próprio e queremos assim poder dar continuidade, em busca de mais apoio e fortalecimento de programas e ações, pois temos grandes eventos no País que vão exigir esse cuidado, essa eficiência”,  disse a secretária de Turismo do Estado.
PERFIL: Nascida em Pirajuí (SP), Aparecida Maria Borges Bezerra é casada com o deputado federal Carlos Bezerra e tem uma filha, Karina. É enfermeira de formação pelo Instituto Americano de Lins e também pecuarista. Atua há quase 35 anos na vida pública e já exerceu diversos cargos nos poderes Executivo e Legislativo.
Teté, como é conhecida, iniciou sua participação no Poder Executivo estadual na presidência da extinta Fundação de Promoção Social (Prosol), entre 1987 e 1990. Foi deputada federal por três mandatos entre os anos de 1995 e 2007. Neste ano de 2010, foi eleita deputada estadual pelo PMDB, tendo como base eleitoral a região Sul de Mato Grosso.

Na Câmara Federal atuou em diversas comissões como Meio Ambiente; da Amazônia e Desenvolvimento Regional, Agricultura e Política Rural, Seguridade Social e Família; Defesa do Consumidor. Atuo ainda nas comissões de elaboração de diversas Propostas de Emendas Constitucionais tratando de assuntos como legislação eleitoral, trabalho escravo, CPMF, defensoria pública e saneamento básico. Integrou ainda a relatoria e suplência de projetos de leis Estatuto da Mulher, Lei Nacional de Adoção, Estatuto do Idoso e proteção a crianças ameaçadas de morte. Também participou de comissões externas da Câmara criadas para investigar a morte de crianças indígenas por desnutrição, prostituição infantil e escravidão de menores na fronteira com Paraguai e na CPI criada para investigar a atuação da Funai.

Representou Mato Grosso e o Brasil em missões oficiais em Cuba, França, Itália e foi delegada brasileira na Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, na China.

Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Ascom/Sedtur-MT