Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novos empreendimentos hoteleiros firmam Cuiabá como polo de turismo de negócios

Cuiabá ganha mais um empreendimento hoteleiro de bandeira internacional inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, 17 de novembro. O Holiday Inn Express, da rede IHG (InterContinental Hotels Group) é um investimento de um grupo de empresários mato-grossenses que encontrou um nicho, o turismo de negócios, e de olho no franco crescimento que este setor aponta na capital mato-grossense.
O hotel funciona em sistema de soft opening, possui 128 apartamentos, sendo seis suítes e é propriedade da empresa Diamante Azul Hotelaria que investiu em torno de 14 milhões de reais no empreendimento, o primeiro da bandeira internacional no Centro-Oeste. O Holiday Inn Cuiabá conta ainda com um fitness center, loja de conveniência, centro de convenções com capacidade para 500 pessoas e 12 salas para eventos.
O crescimento da atividade hoteleira reflete, além da atração de investimentos que se consolidam com a chegada da próxima Copa de 2014, o segmento em que Cuiabá está se tornando polo e referência no Centro-Oeste, o turismo de negócios e eventos, com uma capital que se tornou porta de entrada para a captação, promoção e perspectivas de novos investimentos.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, destaca a iniciativa de empresários do Estado que enxergam um mercado em franca expansão e apostam no turismo. “Os empreendedores estão com foco em um mercado que possui necessidades tanto do momento vigente quanto nos atrativos que o Mato Grosso tem. Cuiabá tem atraído inúmeras empresas, eventos e todo um segmento a ser alimentado. Temos a nossa Copa, que é um dos nossos chamarizes, porém, não podemos esperar que nossa organização se resuma apenas a este evento. Mato Grosso é o Estado que mais cresce no País e esse é um fator preponderante quando queremos chamar atenção para que mais e mais investimentos cheguem aqui”, frisou Vanice.
Marcílio Ramos, um dos proprietários do novo hotel, afirma que o empreendimento foi construído para atender empresários e por isso eles optaram por se credenciar a uma rede que proporcionasse qualidade nos serviços além da garantia de vendas.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-MT), Luiz Verdun, afirma que a chegada de novos empreendimentos hoteleiros estimulam a criatividade das empresas locais.
Além do grupo IHG, Cuiabá tem outras bandeiras nacionais em atividade como o Brazil Hospitality Group proprietária do Hotel Golden Tulip Pantanal, (antigo Hotel Odara). Segundo um levantamento da ABIH-MT, a capital mato-grossense deve receber investimentos de 100 milhões na rede de hotelaria para atender a demanda dos próximos anos, em torno de 14 hotéis.
O projeto do Holiday Inn Cuiabá foi concebido pelo escritório NBC Arquitetos e segundo o arquiteto Nelson Nastas, o objetivo foi criar um produto compatível com as necessidades da demanda da capital e arredores. O projeto oferece conforto, acessibilidade, se destaca na paisagem urbana, além disso utilizando elementos que remetem à flora e cultura locais. O Holiday Inn Cuiabá está localizado na Avenida Miguel Sutil, no bairro Jardim Leblon, e fica a aproximadamente 20 minutos do Aeroporto Marechal Rondon.

A IHG é a maior rede hoteleira do mundo em número de apartamentos e tem entre seus empreendimentos os hotéis Holiday Inn, Holiday Inn Express, Crowne Plaza, Hotel Indigo, InterContinental Hotéis e Resorts.

FONTE: Raquel Teixeira/Sedtur-MT

Mato Grosso busca em Gramado experiências para turismo em Chapada dos Guimarães


Gramado, RS - Mato Grosso encerrou no último final de semana a participação neste ano nas feiras nacionais de turismo. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo promoveu a divulgação das potencialidades turísticas mato-grossenses no 22º Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.
O evento reuniu instituições e empresas que atuam no turismo nacional e internacional. De acordo com os organizadores, o Festival teve um crescimento de 14,5% em espaço físico, 12% em número de visitantes. Por seus corredores, circularam mais de 13 mil profissionais do trade. Participaram do evento mais de 30 países, entre eles Venezuela, Itália, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Peru, Guatemala, Peru, Costa Rica e Estados Unidos e a maioria dos estados brasileiros.
Durante a feira, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, se reuniu com empresários e dirigentes do trade nacional para organizar visitas técnicas ao estado. Com o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, a secretária discutiu parcerias para fortalecimento do turismo em Chapada dos Guimarães. Recentemente, Bertolucci esteve em Chapada onde realizou uma palestra sobre como a cidade de Gramado organizou e fortaleceu as atividades turísticas e tornou o município um polo de atração na Serra Gaúcha.
“Gramado tem hoje um know-how para ofertar a vários municípios que se dispõem a trabalhar para fortalecer a atividade turística e fazer dela um forte componente econômico. Por isso estamos trabalhando para trazer esse conhecimento e aplicá-lo em Chapada dos Guimarães para crescer e fortalecer o turismo como importante atividade econômica. O Festival de Turismo de Gramado demonstra esse profissionalismo ao reunir centenas de representações do trade para divulgar e promover seus produtos”, destacou a secretária de Turismo de Mato Grosso.

FONTE: Raquel Teixeira/Sedtur-MT

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Programa Aventura Segura é lançado em MT

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo em parceria com o Sebrae Mato Grosso e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura lançam nesta terça-feira (23.11), em Cuiabá, o Programa Aventura Segura. O lançamento será no Centro de Eventos do Pantanal, às 14 horas.

O programa Aventura Segura é desenvolvido pela Abeta em todo o Brasil por meio de convênio com o Ministério do Turismo para que o segmento de aventura se consolide no País como atividade segura para turistas brasileiros e estrangeiros. O programa trabalha a qualificação e a estruturação dos empreendimentos com foco no desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e segurança.

Entre os objetivos do programa estão o fortalecimento e articulação de organizações representativas do segmento do turismo de aventura; planejamento estratégico para o desenvolvimento do segmento, desenvolvimento de conteúdo para treinamento profissional de condutores e empresas que ofertam atividades de turismo de aventura e disseminação de conhecimento técnico relacionado à gestão empresarial e operação responsável e segura do segmento de turismo de aventura, entre outros.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, a inserção do programa Aventura Segura no Estado trará mais credibilidade aos operadores que trabalham com esses segmentos, bem como aos turistas que procuram pelos serviços. “Mato Grosso tem um forte apelo pelo ecoturismo, segmento que tem uma procura muito grande em nosso Estado. E trabalhar esse programa aqui com as empresas que operam nessa área nos trará mais fortalecimento e qualidade”, disse a secretária.
Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Sedtur-MT

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ritmos dos Tambores leva som de 'quilombos contemporâneos de Mato Grosso' a igreja São Benedito

Dando continuidade ao MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro o soar do sino da Igreja de São Benedito, já no pôr do sol, representará a percussão vinda das mãos dos escravos negros que construíram a igreja; e as escadarias serão tomadas por pessoas de várias partes do Estado. É o Terceiro Ritmo dos Tambores que promoverá o grande encontro das culturas populares de Mato Grosso. O espetáculo produzido pelo Instituto Mandala este ano conta com a participação de grupos de percussão que surgiram a partir das oficinas realizadas pelo próprio instituto e terá o tema: “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”. Participam ainda o grupo de Dança Gravidade Zero, M.U.V. Cia de Dança, Vera Capilé, os vira latas, Breno 16, D.J. Spinha e o Rapper Gocu de Nova Mutum.

Logo após a apresentação do espetáculo, subirá aos palcos o Bloco de Carnaval Eletrossamba de Cuiabá, Passos Miudinhos de Várzea Grande, os vira latas, o Batuque Nauá que todos anos se apresenta no Ritmo dos Tambores ao lado do Mandala. Este ano o evento começa com uma missa às 19 horas em seguida acontece o espetáculo e as participações especiais. O Largo da igreja São Benedito será palco de uma grande celebração ao Dia da Consciência Negra reunindo grupos de municípios vizinhos com os mais variados expoentes da cultura popular mato-grossense. Será também a data de estreia do grupo de Percussão Mandala, que reúne a equipe de produção do Mandala no palco. O grupo é composto por Anselmo Parabá, Elaine Santos, Mayk, Umberto, Thaisa Soares, Emyli, Marcelo Ataide, Shimba e Roberto Viana.

Mais informações pelo site http://www.sec.mt.gov.br/
FONTE: NAINETERENA
Assessoria do Evento


Festival de Turismo de Gramado reúne trade sul-americano

As atrações turísticas e os destinos de Mato Grosso serão apresentados nesta semana em mais um dos grandes eventos nacionais que são vitrine do setor, o 22º Festival de Turismo de Gramado. O evento tem início na quinta-feira (18.11) e segue até o sábado, 20 de novembro, no Centro de Feiras Serra Park, na cidade gaúcha.

Considerado uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival de Gramado reúne significativa amostra do produto turístico mundial. Vitrine para 2.600 marcas, entre empresas e instituições, o festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. As atividades do Festival do Turismo de Gramado compreendem feira de negócios, congresso, workshops e eventos sociais.

Na programação estão palestrantes nacionais como o diretor da Organização Mundial de Turismo, Márcia Favilla e Guilherme Paulus, da CVC nacional que vão falar no painel “Um novo olhar sobre a indústria turística em uma economia globalizada”. A presidente da rede hoteleira Blue Tree, Chieko Aoki e o presidente da ABAV-RS Francisco Weinmann vão falar sobre “Gestão de serviços e liberdade criativa”. Sobre gestão de marketing e vendas no turismo vão fazer uma palestra o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot e a consultora do Instituto Marca Brasil, Márcia Godinho.

O Festival de Turismo de Gramado ainda terá seminários e workshops e noites culturais com apresentações de estados do Brasil. Gramado, uma das cidades da Serra Gaúcha é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil, dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica.
Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Sedtur-MT

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Campanha Natal das Crianças é lançada e já arrecada duas toneladas de alimentos

O natal de centenas de pessoas em Mato Grosso não é mais o mesmo desde 2003, quando o Governo do Estado começou a realizar uma campanha de arrecadação de alimentos. Para tanto, a campanha Natal das Crianças 2010 foi lançada nesta terça-feira (09.11) com mais de dois milhões e duzentos mil quilos de alimentos já arrecadados. O lançamento oficial contou com a presença do governador Silval Barbosa e da primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Roseli Barbosa. A solenidade aconteceu no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

A cerimônia, que reuniu ainda autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, foi marcada pela emoção desde o começo da abertura com o Hino Nacional entoado pelos alunos do Projeto Ciranda ‘Música e Cidadania’.

Durante a abertura da campanha, a secretária da Setecs, Roseli Barbosa, ressaltou que para o sucesso da campanha Natal das Crianças é preciso a participação de todos. “Precisamos de cada um de vocês nessa corrente do bem. Juntos vamos levar dignidade, alimento, amor e carinho ao próximo”, afirmou Roseli. Vale destacar que o objetivo da campanha é de levar alimento a mais de 150 mil famílias carentes dos 141 municípios, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

O governador Silval Barbosa enfatizou que a campanha tem como finalidade suprir neste Natal as necessidades básicas de milhares de famílias carentes. “Visamos um fim de ano melhor para muitas famílias e por isso, pedimos pela colaboração e solidariedade de todos. Assim, ser solidário é ajudar milhares de famílias para que elas tenham um Natal feliz e digno”, disse.

Os postos de arrecadação da campanha estão localizados na Rede de Supermercados Modelo, Comper, Big Lar e outros cadastrados como parceiros. Podem ser doados alimentos como arroz, feijão, macarrão, açúcar e óleo.

Fonte: THAIZA FABILL
Redação/Secom-MT

Empresária de MT é uma das vencedoras do Prêmio Cláudia 2010

A atuação reconhecida que a empresária Vitória da Riva Carvalho exerce frente ao ecoturismo e à preservação ambiental em Mato Grosso levou a mineira radicada no estado a receber o Prêmio Cláudia 2010, na última sexta-feira, 5 de novembro, em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista. O prêmio  coordenado pela revista Cláudia, da editora Abril,premia desde 1996 o trabalho, a luta, a garra de mulheres em vários setores da sociedade por todo o Brasil.

Vitória Riva desenvolve desde 1990 um trabalho com o turismo ecológico na cidade mato-grossense de Alta Floresta, na região Norte do estado. Lá, ela mantém o hotel Cristalino Jungle Lodge, um paraíso em meio a Floresta Amazônica e nesse refúgio desenvolve ações ambientais com projetos de preservação, educação e pesquisa, por meio da Fundação Cristalino, criada por ela há mais de dez anos.

O hotel administrado por essa empresária foi o primeiro da Amazônia a ter sua área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural. Às margens do rio Cristalino, o hotel recebe anualmente centenas de turistas estrangeiros e brasileiros encantados com a diversidade da floresta - o número de animais, pássaros e a riqueza da floresta. "Começou com um sonho: manter a floresta em pé, proteger a flora e a fauna da região e, ao mesmo tempo, ter um negócio próprio”, afirma Vitória Riva ao falar do hotel que trabalha com ações sustentáveis e de conscientização com os turistas.

A Fundação Ecológica Cristalino criada por essa mulher apaixonada pelo ecoturismo oferece aulas ambientais dentro da reserva a crianças e jovens de escolas públicas e nos trabalhos de pesquisa já foram identificadas na região 1.370 espécies de plantas. A RRPN faz divisa com o Parque Estadual do Cristalino dentro do qual estão localizadas aproximadamente 50% das aves da Floresta Amazônica.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, enfatiza que o trabalho desempenhado pela empresária colocou Mato Grosso em destaque no segmento de ecoturismo. “A preocupação e a forma com que ela desenvolve esse trabalho magnífico atraem a cada ano mais turistas interessados em conhecer e compartilhar desse espaço da biodiversidade com muito respeito. Vitória Riva é uma mulher de fibra, coragem e que merece todo o carinho e consideração”, disse a secretária.

São cinco categorias do prêmio: Negócios, Cultura, Ciências, Trabalho e Políticas Públicas. Vitória Riva recategoricebeu a premiação na categria Negócios e as escolhas das vencdoras foi anunciada apenas no momento da entrega do Prêmio Cláudia 2010.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Fundação Cristalino acesse o site:
www.cristalinolodge.com.br

Com informações do site da Revista Cláudia

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cavalgada do Cavalo Pantaneiro reunirá várias gerações em Poconé

Pantaneiros se reúnem na véspera do próximo feriado do mês de novembro em um dos mais tradicionais eventos da região de Poconé, a 10ª Cavalgada do Cavalo Pantaneiro. Entre os dias 13 e 14 de novembro, o evento vai reunir na cidade pantaneira crianças, jovens e adultos em dois dias de muita caminhada no lombo de um cavalo em uma oportunidade para apreciar a natureza e as belezas da região.

A previsão dos organizadores é que a cavalgada tenha entre 800 e mil participantes. As inscrições são limitadas e a taxa é de 120,00. O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pantaneiro com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, da Prefeitura de Poconé e empresas privadas.
A cavalgada terá início no sábado, dia 13, pela manhã, saindo a partir das sete horas da fazenda Capão Bonito, no quilômetro 18 da Rodovia de Porto Cercado. A parada para o almoço será na fazenda Santo Antônio da Fartura, na mesma rodovia e o pernoite na Pousada Portal Paraíso, na Transpantaneira. No dia seguinte, a comitiva de cavaleiros segue a caminhada a partir das 8 horas e ao meio-dia faz a parada para o almoço na Estância Pinheiro, no KM 8, da rodovia Transpantaneira, onde será encerramento da 10ª Cavalgada.
Segundo um dos organizadores do evento, Leandro Pio, a cavalgada é uma das melhores oportunidades para apreciar as belezas da região pantaneira, pois o percurso é feito em alagados, regiões secas e de Cerrado.
O evento também ajuda a divulgar a raça que se tornou símbolo da região, o cavalo pantaneiro, animal que se destaca pela rusticidade e força.
Mais informações sobre a 10ª Cavalgada pelo telefone (65) 3345-1436.

Representantes do Fórum Estadual de Turismo se reúnem no último encontro de 2010

Representantes do Fórum Estadual de Turismo se reúnem na segunda-feira, 8 de novembro, para o último encontro do ano, a partir das 14h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Entre as pautas da 62ª reunião do Fórum estão a apresentação do balanço do programa de qualificação em idiomas Olá Turista!, do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho; e a avaliação da atuação do Fórum pelo Ministério.

A reunião será aberta pela secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques e presidida pela professora Nazareth Campos, representante do Instituto Federal de Educação de Cuiabá. A cada reunião, um integrante titular do Fórum preside o encontro. A secretária de Turismo também fará um balanço da participação de Mato Grosso na 38ª Feira das Américas -ABAV 2010, do termo de cooperação assinado com o Governo do Acre para que o pantanal passe a compor a Rota Turística Amazônia-Andes-Pacífico e dos eventos que o Estado participará ainda neste ano.

A participação do trade e demais membros do Fórum é importante para que se debata e compartilhe informações sobre o turismo de Mato Grosso. Lembrando que nesta reunião será escolhido também o presidente da 63º edição em 2011. O Fórum do Turismo do Estado de Mato Grosso tem caráter permanente, propositivo, consultivo e mobilizador de integração das instituições que compõem a cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso, envolvendo entidades governamentais e organizações ligadas direta e indiretamente ao setor.