Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasil está entre os melhores para viajar em 2011

A Lonely Planet, uma das principais publicações de turismo do mundo, elegeu o Brasil como o 2º melhor destino para viajar em 2011. O guia ressaltou o novo momento que o País vive ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com uma enxurrada de novos projetos, investimentos em infraestrutura e hotelaria. A lista de destinos indicados pela Lonely Planet é liderada pela Albânia.

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) espera receber de 500 mil a 600 mil turistas no Brasil durante a Copa de 2014 e 380 mil durante os Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Acredita-se que 25% dos turistas que virão para a Copa visitem outros destinos turísticos no País. Também é meta da Embratur aumentar em 204% a entrada de divisas geradas por turistas estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 (17,6 milhões de dólares) e em 113% o turismo internacional no mesmo período (11,1 milhões de turistas).

Fonte: Ascom/MTur

Governo de Mato Grosso entrega vídeo internacional e planejamento do turismo 2011-2014

Mato Grosso terá mais duas ferramentas para o desenvolvimento de ações na área do turismo. Nesta sexta-feira (17.12), a secretária de Desenvolvimento do Turismo do Estado, Vanice Marques faz a entrega do vídeo internacional do turismo Descubra MT e o Planejamento Oportunidades Turismo 2011-2014. Ambos são destinados, respectivamente, a promoção e divulgação e ao desenvolvimento de ações levando em conta os planos no setor em âmbito federal e estadual e as diretrizes do próximo quadriênio.

O lançamento do vídeo e do planejamento será na sede do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 7h30, com um café da manhã onde estarão presentes gestores públicos, representantes do trade turístico e imprensa.

De acordo com a secretária de Turismo, o Planejamento 2011-2014 traz diretrizes para o setor, com base em documentos produzidos pelo Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) Embratur para a política nacional do turismo. O planejamento está enfocado em três eixos principais: diagnóstico do setor, macro-estratégias e programas e estratégicos e projetos prioritários onde são elencados aspectos como o levantamento do setor, demanda por infraestrutura, desenvolvimento e oferta de produtos de produtos, e principalmente, a articulação do setor em torno das ações e do fortalecimento do turismo mato-grossense.

O vídeo de promoção internacional foi produzido com recursos da Embratur e Ministério do Turismo. A produção em seis idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês - traz as belezas naturais e pontos turísticos dos quatro polos de Mato Grosso – Araguaia, Cerrado, Pantanal e Amazônia. O vídeo tem menu interativo e banco de imagens, além de trilha sonora com canções mato-grossenses.

FONTE: Raquel Teixeira-Sedtur/MT