Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Expectativa de gestores é que o turismo cresça até 12% no próximo ano

Trinta milhões de brasileiros passaram a compor a classe média brasileira nos últimos anos, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. É um número bastante atrativo quando se leva em conta que esses brasileiros melhoraram sua renda, o poder de compra e com isso são atraentes para o mercado turístico, pois podem consumir mais em viagens, fazer parte das inúmeras famílias que a cada ano viajam em busca de lazer e diversão. Esse crescimento da classe média brasileira foi um dos pontos ressaltados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto Filho e pelo presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens, Carlos Amorim Ferreira, na abertura do 38º Congresso da ABAV, nesta quarta-feira (20.10), no Rio de Janeiro.

O dirigente da Abav nacional ressalta que é necessário que as agências comecem, desde já, a preparar produtos voltados especialmente para esse público. “O futuro é agora. A viagem precisa ser uma experiência inesquecível e deve ter um preço justo. Depois de arrumar suas casas, comprar novos eletrodomésticos e trocar o carro, esses novos consumidores desejam e podem viajar”, completou.

O ministro Luiz Barretto reforçou que é importante o mercado incorporar a nova classe C, oferecendo qualidade nos serviços. “O grande desafio do nosso setor é entender os hábitos desses consumidores. E os agentes têm papel fundamental nessa questão". Barretto destacou ainda que essa ampliação que chega com a melhoria no poder de compra de mais brasileiros vai impactar também o mercado do turismo, o que pode fazer com que o setor possa registrar crescimento entre 10% e 12% no próximo ano, superando a expansão de 7% a 8 % prevista para o Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro do Turismo disse ainda que o Governo Federal está atento e tem investido na infraestrutura do país e na qualificação dos serviços. Um dos programas para a capacitação dos profissionais do setor é Bem Receber Copa, que vai beneficiar 300 mil profissionais do setor.

A abertura da Abav 2010 teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do prefeito da cidade, Eduardo Paes; secretários de Turismo dos estados brasileiros, representantes do trade turístico e do ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caminhadas na Natureza será neste final de semana em São José do Rio Claro

O município de São José do Rio Claro realiza neste final de semana mais uma edição da Caminhadas na Natureza, evento coordenado pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento do Turismo junto com a prefeitura municipal. A cidade que sedia o festival do Matrinxã está à espera de turistas e moradores para mais uma atividade de lazer e diversão, no domingo, dia 10 de outubro.

O secretario de Esporte do município, Laércio Balbino conta que a importância da parceria com a Sedtur é muito especial, devido à necessidade da divulgação da potencialidade turística do local. A caminhada começa às 8h da manhã e a organização disponibilizou um ônibus para levar os participantes até o local da trilha.

Batizada de ‘Trilha do Matrinxã’, os organizadores pensaram em mostrar duas faces da realidade da natureza local. Durante o trajeto os participantes vão se deparar um local onde ocorreu degradação ambiental e logo encontrarão outra área de preservação. E isso organização quer frisar, a importância da preservação da natureza local para desenvolvimento do turismo.

Outra surpresa para os participantes é que em meio à trilha, eles irão participar de uma gravação do programa Ao Som da Viola, da televisão local, que destaca o clima sertanejo do Nortão. Mais informações pelos telefones (66) 3386-2592 ou 3386-1222.

TEXTO: Yuri Ramires (Ascom-Sedtur/MT)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ARTIGO: Turismo, biodiversidade e a força econômica de Mato Grosso

Mato Grosso conquistou força econômica ao longo dos últimos anos graças ao empenho e organização de gestores públicos e a iniciativa privada empenhados em fazer com que nosso Estado ganhe destaque crescente no Brasil e no mundo tanto como uma terra de oportunidades como um lugar onde se faz trabalha corretamente com respeito ao ser humano e a natureza. Esse crescimento que vivemos pode ser explicitado quando observamos o número de turistas que desembarcam a cada ano em nosso Estado atraído pelas imensas belezas naturais e a rica biodiversidade de nossos quatro pólos turísticos: Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia.

Todas as políticas públicas desencadeadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo nos últimos anos têm como foco o fortalecimento da gestão turística aliando a preservação ambiental com manutenção da história, da cultura e do ambiente. É dessa forma que podemos buscar uma gestão no turismo baseada no respeito a quem atua e faz por este importante setor procurando sempre aliar desenvolvimento com sustentabilidade, palavras que devem estar em consonância com qualquer que seja o planejamento voltado para este segmento que queremos ter como uma das principais forças econômicas de Mato Grosso.

É com essa força que o Governo do Estado vem atuando para fazer do turismo um dos pilares econômicos de Mato Grosso que comemoramos hoje o Dia Mundial do Turismo, que neste ano tem como tema “Turismo e Diversidade Biológica”. O tema proposto pela Organização Mundial do Turismo vem ao encontro do que Mato Grosso tem em abundância: as riquezas da fauna e da flora que tanto encantam turistas de todo o mundo. Turismo e biodiversidade andam juntos, o setor depende de uma natureza preservada e em equilíbrio para que ele sobreviva e vice-versa. Não podemos mais pensar em um turismo sem respeito ambiental, sem preservação. O ecoturismo é hoje um dos segmentos que mais crescem no mundo e no Brasil justamente porque está conseguindo desenvolver as atividades turísticas voltadas a um público que não quer ser apenas aquele que chega, explora e vai embora, mas o turista que aprecia, respeita e sobretudo, ajuda a preservar de forma a garantir essa biodiversidade para outras pessoas que ali chegarão.

Mato Grosso tem ainda muito a conquistar e realizar no turismo, contudo demos um passo fundamental para fazer com que o nosso ecoturismo e os demais segmentos que aqui tem lugar. Essa conquista mais recente sem dúvida alguma é o Estado ter sido escolhido como uma das sedes para a Copa do Mundo de Futebol 2014 gerando com isso investimentos para ampliar e melhorar a infraestrutura social e de lazer, proporcionando oportunidades que levem aos cidadãos qualificação e informação, procurando ampliar horizontes e fortalecer a cidadania. A Copa 2014 traz um legado de oportunidades e investimentos sem precedentes, com avanços primordiais para inúmeros setores que terão melhor estrutura convergindo tudo isso para fortalecer Mato Grosso como um principais destinos turísticos mundiais.

Diante de todo esse cenário favorável temos sim o que comemorar no Dia Mundial do Turismo, pois não é apenas em estrutura física que ganhamos, mas na auto-estima de todos nós mato-grossenses de alma e de coração. Ganhamos mais força para mostrar nosso dinamismo, nossa identidade, nossa alegria e coragem como aqueles desbravadores que aqui chegaram no século 18 e descobriram este Estado, ou aqueles que chegaram no século 20 e fortaleceram o que aqui já existia. Ganhamos força para mostrar que nossas belezas naturais estão aqui para serem apreciadas e preservadas e que estamos aqui de braços abertos para bem receber quem escolhe esta terra seja para morar, seja para fazer negócios, para pescar, para se aventurar pelo Pantanal, pela Amazônia, no Cerrado e no Araguaia conhecendo e respeitando cada um de nossos destinos turísticos e descobrindo este Estado, que é o mais caloroso do Brasil.